Lula sifu??

Ontem a noite decidi pegar uma folguinha e junto com a minha esposa, olhei um jornal na rede globo (aquela do plinplin, com o sonzinho igual ao das antigas máquinas registradoras) e não é que apareceu nosso presidente Lula falando sobre a “crise econômica” numa declaração oficial porém descontraída usando metáforas e termos coloquiais para que qualquer cidadão brasileiro entendesse. E eis que surge a parábola do médico e do paciente. “Você diria meu, SIFU?” Assisti estupefato ao pronunciamento, como me senti feliz ao termos um presidente realmente brasileiro. Qualquer brasileiro (até os menos atrevidos, que se chocam com facilidade) sabiam exatamente o que ele estava falando. Veja que declarações de subalternos dele são normalmente um insulto a nossa inteligência, e que ainda usam termos medievais e neologismos. Sim, Lula é o presidente do povo brasileiro, povo que se fode trabalhando. É um termo perfeitamente aceitável já que faz parte do linguajar do povo. Há alguns super instruídos que acharam aquilo terrível (lembre-se que não se trata das novelas cujo o tema é PORNOGRAFIA) e que crianças devem ser tiradas da frente da TV quando o Presidente for se pronunciar. Hipocrisia. O presidente eleito pelo povo deve falar algo compatível com o que o povo possa compreender. E com isso não tô afirmando que o brasileiro é burro, por que todos sabemos que brasileiro não gosta de ler por causa do incentivo que recebe nas aulas de literatura, sendo obrigados a ler “sandices” como “O Ateneu”, “Dom Casmurro” e outras obras mais que não condizem com sua realidade vocabular. Eu particularmente gostei do discurso do Presidente Lula, que foi entendido pelo menino de 11 anos e pelo mestrado em lingüística de 70 anos, não apenas pelo sifu, mas por diversas metáforas coloquiais como a da diarréia por exemplo. E quem não curtiu e acha que os discursos tem que ser aquela bobajada em português arcaico tem que sifu mesmo com sua pseudointeligência, hehehe.

29 Comentários em “Lula sifu??”

  1. Rahel Victor Lehenbauer disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 10:19

    E aí Ninja,

    Venho acompanhando o seu site faz algum tempo e hoje, com um pouquinho mais de folga pela manhã, decidi deixar um comentário…

    .. concordo com o teor geral e a visão sobre o uso do SIFU, ainda que pelo presidente (frase que faz parte do moralismo geral da nação). Concordo que há uma hipocrisia na idéia de que ao presidente existem palavras “proibidas”, especialmente quando estas fazem parte do linguajar do povo.

    Sobre “O Ateneu” e “Dom Casmurro” então… muito bem colocado.

    Agora, não podemos esquecer que a pornografia também faz parte do dia-a-dia do povo, tal e qual apresentada no din-din da Globo, e se reflete na linguagem também… então não haveria motivo para censurar ou diferenciar tanto assim as novelas, por mais bagaceiras que possam ser. Aqui temos um certo ponto de discordância.

    Discordo também do uso do termo e da idéia contida em “presidente realmente brasileiro”. Vejo que tivemos diversos presidentes realmente brasileiros ainda que com suas culturas diferenciadas na linguagem, no dito “grau” de estudo, ou em outras questões. Ser realmente brasileiro não depende do grau de estudo, do estado onde se nasce, do cargo que se ocupa, da forma como se fala…

    … se alguns, em outras épocas e ainda hoje, se fazem arrogantes com suas pseudointeligências e verborragias intelectualizadas, nosso atual presidente, na minha opinião, se faz arrogante por se achar mais do povo e com isso mais brasileiro. Discordo dessa abordagem.

    Se esse é o caso, eu tenho tudo para não ser realmente brasileiro:
    - nasci no estado mais arrogante do Brasil, o Rio Grande do Sul, onde ainda existe um orgulho exacerbado de ser gaúcho na veia do povo, desde cedo - acredite, é demorado e até dolorido perder esse orgulho;
    - sou branco, por assim dizer, mais rosado do que branco;
    - estou concluindo um mestrado onde somos “obrigados” a utilizar a “bobajada em português aracaico” (rs) - gostei dessa também;
    - não li “Dom Casmurro” e “A Pata da Gazela” por obrigação, mas cultura familiar.

    … entre outros tantos motivos para não ser realmente brasileiro, me sinto tão realmente brasileiro quanto acredito que nosso presidente e os seus antecessores são. Entretanto, entendo perfeitamente que muitos podem olhar para mim e pensar que sou menos brasileiro do que o presidente.

    Mas isso me parece papo de uma certa ideologia em que brasileiros mesmo são os excluídos. De certa forma, faz parte dessas ideologias (ditas mortas que andam bem vivas ainda em filosofias como essa) que trabalha com a idéia da arrogância das classes, uns são mais brasileiros do que outros, de acordo com suas posses financeiras, intelectuais, culturais ou falta delas… acho isso um engodo que gera apenas mais disputa e alimenta a luta entre as classes.

    .abraços.
    .Rahel.

    Ninja Respondeu:

    Caro amigo, talvez eu não tenha me feito entender com o termo “realmente brasileiro” com o qual quis dizer que TODO o brasileiro consegue entendê-lo, ao contrário de seus antecessores que preferem os discursos “para americano ouvir” generalizando, errôneamente, pois sei que sempre existem excessões. Quanto as novelas falo no sentido de que PORNOGRAFIA só faz mal se vir “de cima” entende?

    Obrigado e continue me dando o prazer de suas visitas.

  2. Manu disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 10:33

    Seu post reflete a alma do povo brasileiro mesmo: ignorante, chula, grossa, saida das cavernas. Vc rejeita Dom Casmurro, não preciso dizer mais nada. Vc e Lula são fruto da falta de educação e cultura que assola o país, espero que essa ignorancia seja varrida do mapa logo.

    Ninja Respondeu:

    Amiga
    Também espero que a ignorância seja varrida do Brasil, aliás todos nós queremos que ela seja varrida, bem como a falta de educação e de cultura que assola o país. Espero que sua inteligência realmente sirva para alguma coisa neste Brasil de burros. E também que sua educação refinada não reflita rancores, ameaças e comparações. Aliás peço que honrada como és não esqueça que somos todos iguais e frutos do mesmo país, deficiente sim, mas nosso país, e que o povo brasileiro (ao qual você também pertence) não pode ser chamado de: ignorante, chulo, grosso, saida das cavernas, assim de maneira tão veemente por uma menina tão educada e inteligente.

    Obrigado e continue me dando o prazer de suas visitas e comentários.

  3. Paulo disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 12:47

    Lamento o post.
    Você, como tantos, tenta defender o indefensável.
    Quanto a defender o linguajar usado por Lula, até entendo. Há centenas que fazem o mesmo. E acho mesmo que isso lhes dê algum prazer, do contrário, não haveria tantos.
    Porém classificar a obra de Raul Pompéia e de Machado de Assis como sandice… bom, pra mim foi demais. Imagino o que seria uma lista de leitura feita por você.
    Concordo em muito com a Manu (do post aí acima). Só não gosto de me expressar da mesma forma. Entendo que isto seria entregar os pontos a pessoas como você, que tenta apagar nossa tradição histórica e literária para reescrevê-la à moda petista.
    A onda petista vai passar, mais cedo ou mais tarde. Pompéia e Machado ficam, como estão, como símbolo de um país que já foi, e um dia voltará a ser.

    Passei aqui só por acaso. Não serei freqüentador nem comentarista assíduo.
    Não me agradeça.

    Ninja Respondeu:

    Olá Paulo,
    Sei que passou aqui só por acaso, pois se fosse frequentador assíduo não teria dito que tento apagar a tradição histórica e literária, isto é na verdade um pré-julgamento. Caso queria visite outras partes do site e entenderá o tamanho erro desta frase.
    Não sou petista(mas “pré-conceitos” são gerados por conhecer apenas uma parte das coisas). Acho que opinião é opinião, se você gosta de Machado de Assis e Raul Pompeia, leia-os. Não preciso gostar né? Posso sim classificar como sandice, afinal, não passa de uma classificação pessoal (assim como as suas classificações a meu respeito). Uma lista de leitura feita por mim traria com certeza Gregório de Matos (hehehe), mas traria também Cruz e Sousa. E como não quer agradecimentos, fique em paz.

  4. Elaine disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 13:25

    Enquanto isso, os grandões resolveram mudar a grafia das palavras em português!
    De certo, pra que as gráficas possam vender mais livros….
    O que será do Ateneu com a nova grafia? Perderia sua qualidade se fosse escrito em outras palavras? Pra mim não importa como estão escritas. O que me importa é o que elas querem dizer!

    Ninja Respondeu:

    Exato, quando me referi ao Ateneu e Dom Casmurro foi exatamente neste sentido. E por isso classifiquei como “sandices” é só notar a frase:
    “E com isso não tô afirmando que o brasileiro é burro, por que todos sabemos que brasileiro não gosta de ler por causa do incentivo que recebe nas aulas de literatura, sendo obrigados a ler “sandices” como “O Ateneu”, “Dom Casmurro” e outras obras mais que não condizem com sua realidade vocabular.
    Mas interpretar textos é para poucos mesmo. Inclusive nesta parte da postagem está relacionando, o que é ensinado com o que as pessoas entendem, e às vezes não conseguem entender, por que não faz parte “do seu mundo”… Mas, enfim é assim mesmo.

    Obrigado e continue me dando o prazer de suas visitas e comentários.

  5. Platão disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 13:28

    E aí Ninja, tudo bom? Valeu pela visita ao meu blog.

    Realmente não nutro pelo Lula uma enorme simpatia, não por ser quem é, mas por tentar passar por quem não é. Acredito que todos eles (caciques políticos) são iguais, independente da sigla partidária. A roupagem deles é sempre a mesma. Se bem que dos últimos talvez a “roupagem” do Lula seja a mais cara (Armani, etc…rsrsrsrs).

    Mas concordo com você que o grande segredo do Lula é realmente falar a voz do povo. A fala direta, simples, cheia de metáforas das ruas, das esquinas, dos cafezinhos, dos corredores das empresas. Mas não esqueçamos que esta falta de cultura geral não o deixa ser um ignorante. Ao revés, ele é muito esperto e inteligente.

    Também não podemos cair na tentação de achar que Lula possa ser um modelo de sucesso profissional a ser seguido, no sentido da educação, cultura, etc.

    Grande abraço e sucesso,

    Platão

    Ninja Respondeu:

    Hehe

    É ele é bem espertinho, creio que ele conseguiu os objetivos:
    - chamou a atenção;
    - usou uma linguagem que “populares” entendessem
    - foi bem direto ao ponto

    Não podemos cair na tentação de achar que Lula possa ser um modelo de sucesso profissional a ser seguido. x2

    Mas é um modelo de persistência né?

    Obrigado Platão e continue me dando o prazer de suas visitas e comentários.

  6. fdp disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 14:19

    Acho uma vergonha, mostrando que esse pais é um lixo odeio morar no Brasil

  7. fdp disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 14:23

    e nao to falando do lula, to falando de vocês , o ninja ta certo seus merda

  8. fdp disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 14:28

    é, e so mal educado mesmo nao quero nem saber

    Ninja Respondeu:

    Se você estivesse no Site do Planalto seus comentários iam conter partes “ilegíveis” hehehe

    Grato
    Volte sempre…

  9. Rahel Victor Lehenbauer disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 14:58

    E aí mestre Ninja!

    Parece que alguns andaram interpretando suas palavras de uma forma político partidária… e vieram para cima; até mesmo com ignorâncias que também poderiam ser varridas do mapa. rs

    Como eu disse, apesar de me surpreender de certa forma positivamente com a linguagem utilizada pelo nosso presidente, também considero que ela é alimentada pela mesma origem da linguagem intelectualizada dos outros presidentes: a arrogância. Em alguns a arrogância leva ao distanciamento na linguagem e outros (o presidente Lulla que escrevo com dois “L” de Collor mesmo) a arrogância leva a uma aproximação na linguagem… mas todos estão no saco da arrogância.

    Preciso dizer que estou mais para “Se há governo sou contra”?
    rs

    Concordo: Elle usou um linguagem cumpriu a dupla função de ser ampla e chamar a atenção, indo direto ao ponto. É preciso tirar o chapéu para elle nessas questões.

    Mas vou continuar dialogando e brincando com alguns conceitos…
    … penso assim, tanto a Manu pode achar e dizer que o povo brasileiro pode ser chamado de ignorante, chulo, grosso e saído das cavernas quanto você pode classificar a obra de Raul Pompéia e de Machado de Assis de sandice. Contudo, em ambas as opiniões pessoais, eu diria que seria importante ter feito uma boa leitura de cada uma das obras: de Raul, Machado e “do povo brasileiro”. Do contrário, a opinião pessoal se transforma em algo mais como um preconceito.

    Nada que seja ultra-mega-pejorativo (rs)… somos todos escravos de diversos preconceitos.

    Eu confesso que tenho os meus… um deles, já ficou bem evidente, reconheço muitos méritos do presidente e seu governo, mas não consigo não chamá-lo de Lulla. Em geral, meu preconceito é com governos mesmo… que têm se demonstrado desgovernos da educação em especial, mas também da saúde, da segurança, além de promover ações populescas de compra do povo (como as bolsas tudo, cotas, etc)…

    … caindo um pouco de volta para outros assuntos em voga aqui, eu pergunto: quem disse que todas as pessoas precisam se conformar à cultura de que somente com leituras de Machados e linguagem “impecável” é que se têm sucesso? Ou seja, claro que Lulla pode ser modelo de sucesso profissional como o Sr. Carlos que já está abrindo a terceira barraquinha de cachorro quente no bairro - mesmo tendo lido alguns poucos quadrinhos da Mônica. Agora se o presidente não é modelo de sucesso profissional por causa dos meios utilizados para chegar lá, ou porque a política é um meio escuso por si só… aí temos outra conversa para fazer.

    Ter educação formal avançada em grau não é necessariamente sinônimo de sucesso profissional… e Lulla é um bom exemplo disso como é o Sr. Carlos do Cachorro quente: modelos de sucesso que não se conformaram ao que algusn acham que deve ser o modelo no sentido de educação e cultura.

    Enfim…

    … não passei aqui por acaso; volto em breve.
    rs

    .abraços.
    .el.

    Ninja Respondeu:

    é…
    vendo por este lado….
    hehehe
    “Ter educação formal avançada em grau não é necessariamente sinônimo de sucesso profissional…”
    hehehe
    Notoriamente sou a favor desta frase, me é quase um lema de vida!
    Abraço, e que bom que não estás aqui por acaso!!!

  10. Luiz Francisco disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 15:23

    Se o tal discurso foi tão brilhante, porque então o site do planalto censurou o Lulla? Tiraram o “sifu” da transcrição do discurso e no lugar colocaram um “inaudível”. Vergonha do chefe? Eles também?

    Ninja Respondeu:

    Grande Luiz Francisco

    Tá aí uma boa dúvida…
    Acho até que vou mandar um mail pro Site do Planalto, será que eles não conheciam a expressão “Sifu” e não conseguiram associar a nada? hehehehe

    Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre!

  11. fdp disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 15:56

    os amiguinhos do lula riram do inaudivel :D

  12. Rahel Victor Lehenbauer disse no dia 5 de dezembro, 2008 às 16:22

    Tá escrito “inaudível” ou “censurado”?
    rs

    Censurado?
    Nãããão… é que nunca antes na história desse país alguém usou essa palavra…
    … ao menos em um discurso presidencial oficial.

    O Planalto apenas fez o bom e velho discurso para inglês ver… “intelectualizaram” o Lulla. rs

  13. Pastor Denilson disse no dia 8 de dezembro, 2008 às 12:15

    Acho que ele tá certo em nome de Jesus. Temos um presidente que diz a linguagem do nosso povo de Deus, que também é brasileiro… E Deus não quer que nosso povo siphoda. Porisso mesmo, Ele, na sua infinita sabedoria, inspira o Presidente, que diz a coisa certa na hora certa. Viva Lula, viva o Povo Brasileiro.
    O Presidente é um iluminado que Deus colocou à frente de nosso país, para que possamos atravessar essa crise incólumes, graças a Jesus. Aleluia!!!

    Ninja Respondeu:

    Hehehe, então tá…
    Aleuia…

    Obrigado por seu comentário e volte sempre.

  14. odeio crente disse no dia 8 de dezembro, 2008 às 20:56

    Mais um ignorante.

    Sua arrogância deveria ser castigada pelo seu mesmo Deus.

    Tomara q vc queime no inferno q tanto teme HAHAHAHAHAHA

    Aliás… Lula pensa que é Deus, talvez vcs se mereçam mesmo.

    E vc, seu dono do blog, como disse o colega lá acima, quer justificar o injustificável.

    Uma atitude ridícula. Mas eu nao esperava menos de um pseudo-comuna.

    Bandiburro

    (Não comente meu comentário. Não quero réplica destas toscas cheias de pseudo-classe e salpicada de sarcasmo bobo e infantil que vc tenta imbuir como forma de atingir quem comenta aqui contra sua opinião ignorante.)

    Ninja Respondeu:

    Como diria um jornalista amigo meu lá de Brasília, para alguns a realidade soa estranha
    e a liberdade pra alguns é ainda mais absurda. O conceito mais abstrato de democracia é a prática cotidiana da escatologia… Como é fácil se esconder atrás de um pseudônimo… difícil mesmo é assumir uma idéia… é difícil discutir uma idéia abertamente, sem falsos moralismos, sem xingamentos levianos e completamente infundados. E ainda existem pessoas que querem falar, mas não aceitam réplicas, querem apenas falar e não escutar nada. Existem realmente pessoas doentes que ainda pensam que a ditadura existe. Meus pêsames amigo. Não irei me manisfestar a respeito do que tu falaste, nem de tuas acusações, nem de nada. E se eu pudesse dar ordens entre parênteses a qualquer pessoa pediria para ter apenas respeito…

    Obs: Isto não é um blog, é um site com diversas informações

    Obrigado por expressar tua opinião.

  15. Rahel Victor Lehenbauer disse no dia 9 de dezembro, 2008 às 0:58

    Olha…
    … eu posso dizer que “odeio crente”, mesmo sendo cristão, o que para muita gente está incluído no meio conhecido como crente.

    Até porque tem crente de todo tipo por aí:
    - crente em Deus, deuses, shivas, em si próprios, em sua grande inteligência e verborragia, crentes no Lulla, no Lula, no FHC, na direita, na esquerda, na mãe natureza, na mãe de santo, na filha da mãe;

    Enfim… tem crente em todo tipo de coisa.
    Tem até crente que se presta a contribuir com “opiniões” bastante importantes como falar em ignorância e arrogância sem ao menos explicar o que significa isso.

    Tem crente para tudo. Até para ser incongruente e incoerente com suas próprias palavras e idéias. De um lado xinga uns e outros de pseudo-comuna, mas não faz idéia de como estabelecer um diálogo dentro de parâmetros de respeito à liberdade de expressão, simplesmente taxando aqueles com os quais não concorda de “ignorantes”. Santa incoerência! Santa crença disfarçada de inteligência!

    Nossa!
    Ninja, cuidado! Você está sendo bobo e infantil, como eu agora, com essas réplicas crentes ao crentes que odeiam crentes. rs

    Bandiburro!
    ahuahuahauhauahua

    (”odeio crente”, por favor, comente mais… mas comente com-mente e sem crendices. Seu crente que odeia crentes! rs)

    Ninja Respondeu:

    Pois é, existem alguns poréns ininteligíveis. Tudo o que fiz foi concordar com a atitude do Presidente de falar algo que todos entendessem. Isto é opinião minha, talvez incorreta, mas minha e assumida. Isso que o Lula falou foi falado de diversas maneiras “politicamente corretas” e ninguém entendeu, nem deu bola. É simples dinheiro público não é bagunça, nem caderneta de poupança para maus administradores. Pô! Será que ninguém percebe que é o nosso dinheiro que os empresários vão pedir em épocas de crise? Mas meu amigo Rahel, eu dei minha opinião no meu site e nem achei que ia ter toda esta repercussão, afinal é uma opinião pessoal. Mas eu estava errado, tive uma sobre carga de visitas (o google me jogou pra primeira página quando o assunto é Lula sifu) graças a este meu ponto de vista que está sendo expressado na categoria Papo furado. Tudo bem que existem pessoas que possam não concordar, e pode ter outros ainda que ficam esperando a coluna do Lasier Martins para saber o que dizer quando indagados sobre os assuntos em voga. Agora usar site alheio para falar baboseiras e “se aparecer” nas costas dos outros é algo inadmissível. E como tu mesmo falaste realmente, se for comentar, comente com-mente (gostei dessa). Até por que existem incoerências enormes em chamar alguém que achou correto o jeito de um terceiro (que é do partido comunista) falar, de pseudo (falso) comuna (doutrina política e social, cujo objetivo é a criação de uma sociedade sem classes, baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a conseqüente abolição da propriedade privada). Hehehe coisa de pseudo-intelectual, pseudo-rebelde, huahauhaua.
    Quer ver Rahel que agora os “interpretadores de texto de plantão” vão dizer que eu odeio o Lasier Martins? Uhuahauaha
    E já que estamos sendo bobos e infantis, temos que cuidar pra que certas pessoas não pensem que somos a mesma pessoa, uhauhauhuhau….
    Pseudônimos…

    Obrigado pela visita e continue comentando

  16. Rahel Victor Lehenbauer disse no dia 9 de dezembro, 2008 às 9:32

    … mestre Ninja, me diga, porque você odeia o Lasier?
    rs

    ahuahauhauhu

    É uma questão de paciência e sabedoria compreender e permitir comentários que basicamente tem a intenção de ofender. Agora, são assuntos pessoais mesmo!

    Por isso haverá todo tipo de opinião aqui, ainda mais estando na primeira página do google. Prepare-se! rs

    Se você tivesse um argumento irrepreensível para dizer que o Lulla deve falar mais uns dez “sifu’s” por aí, não seria tão pessoal assim a sua opinião. Seria?

    Então… quem já não gosta do Lulla vai continuar não gostando e passarão a odiar você por ter achado positivo o sifu. E quem gosta do Lulla virá defendê-lo. É tudo pessoal mesmo! E têm também aqueles como eu, quase anti-governo, do tipo que não fedem nem cheiram que vem aqui falar mal e bem do presidente.
    rs

    Não sou Lullista nem anti-lullista.

    Agora, você quer mais arrogância ignorante do que ofender alguém e proibir o ofendido de dar uma resposta? ahuahauhauahuahuahuahauhauh

    Cara, só rindo mesmo!
    Parabéns pelas respostas, pela abertura, pelo “Papo furado”… e cada crente no seu galho.

    .abraços.

    Ninja Respondeu:

    Agora, você quer mais arrogância ignorante do que ofender alguém e proibir o ofendido de dar uma resposta? (detalhe a proibição rola no próprio site do ofendido)

    Só pode ser “Ilusão de Ética” mesmo, opa, queria ter escrito “ótica”…. huahauhau

    E ainda bem que tu é quase anti-governo, se não, correria risco de ser um pseudo-anarquista… huahuaha

    Ah! Meu site foi configurado para fechar os comentários automáticamente (para barrar os spams) sobre as notícias sempre 25 dias depois da postagem, então caso num belo dia desses alguém vier comentar aqui e encontrar os comentários fechados não foi para cometer um atentado a liberdade de expressão ok? É apenas para evitar a invasão spammer…

  17. Elaine disse no dia 10 de dezembro, 2008 às 8:32

    Pois é. Não gosto de me meter em discussão! Mas… quando a gente tem uma opinião, ou assume que é sua, ou fica quieto. E assumir a própria opinião é bem dificil… Admiro o Ninja, que não cai na hipocrisia…. Que diz o que pensa e ponto! Se essas postagens anônimas tivessem cara e coragem de vir aqui assumir sua opinião, a coisa ia ser mais justa. Não importa o assunto, se é religião, musica, politica, literatura, sexo…. Se você abre sua opinião e assume ela, está sujeito a escutar a dos outros. Agora, os comentaristas que passam por aqui, que querem comentar e não ter retorno… Lamento, mas são muito cegos mesmo. E digo mais: não adianta ter lido Dom Casmurro e o Ateneu, se quando passam pra espiar os sites alheios, não conseguem compreender um comentário simples, e que não quis ofender ninguem. Santa ignorância!

Ninja & Dado ao vivo

Os 10 +

Fotos Recentes

24.JPG15.JPG
27.JPG4.JPG
11.JPG20.JPG
22.JPG16.JPG


Apoiadores

Mensagem do Ninja:

Pensando grande sim, ou você já ouviu falar de algum ALEXANDRE O MÉDIO???

Carregando...

Carregando...

Acesso Exclusivo!





Registrar | Perdeu a senha?

Registrar




A senha será enviada para seu mail.
Entrar | Perdeu a senha?

Recuperar Senha




Uma nova senha será enviada para seu mail.
Entrar | Registrar